Como manter, limpar e cuidar do violão corretamente

Aprender tocar violão não é somente saber tocar o instrumento que contém cordas, o aprendiz, iniciante ou veterano além de conhecer as notas musicais, arranjos, acordes e partituras, tem também o lance de saber como limpar e cuidar do violão ou da sua guitarra adequadamente.

O violão pode ser comparado com um carro, e como tal, é necessário manutenção especializada de tempos em tempos para manter o instrumento sempre com boa qualidade musical, impecável e funcionando bem.

Como limpar e cuidar do violão corretamente

Aprendendo a cuidar do violão

Agora, provavelmente você já deve ter comprado o melhor violão para iniciantes e deve estar arranhando alguns acordes e tocando uma ou outra  música no seu novo instrumento de cordas, então, é importante aprender a cuidar do violão, ele pode ser um amigo para toda a vida.

Você certamente tem a curiosidade de saber: Qual é a melhor maneira de manter e cuidar de um violão? Quantas vezes devo limpar as cordas do meu violão? Quantas vezes é preciso limpar o violão para poder conserva-lo?

Tosas as respostas aqui, leia até o fim do artigo

Se você não manter o violão limpo vai permitir que a sujeira se acumule nas peças, no corpo e nas cordas.

Normalmente a oleosidade dos dedos se combinam com poeira e sujeira e isso arruina a maioria das cordas com muito mais rapidez.

Com o tempo, os violões podem também sofrer rachaduras por estresse temporal junto ao acabamento entre a ponte e o final do corpo.

A maneira mais fácil de evitar que isso aconteça é garantir uma limpeza adequada.

Vale mencionar que alguns fatores podem colaborar para o desgaste natural, mas o acúmulo de impurezas e sujeira no seu violão aceleram esse processo, alguns outros fatores são evitáveis e outros não.

Confira:

  • O tempo de uso e a idade do violão.
  • A oleosidade e suor das mãos.
  • Riscos e arranhões na madeira no manuseio.
  • Guardar o violão com as cordas deitadas para baixo.
  • Guardar o violão com o braço virado para baixo.
  • Guardar o violão sem a proteção da capa ou case.
  • Colocar objectos em cima do violão.
  • Deixar o violão exposto ao calor, à chuva ou umidade.
  • Deixar o violão cair acidentalmente no chão.
  • O acúmulo de sujeira e poeira.
  • Limpeza com substâncias inapropriadas.

Use as dicas a seguir para garantir que você cuide da sua guitarra corretamente:


Escolher as cordas certas.

Dependendo do tipo de violão que você possui, do tipo de música que você deseja tocar e, em grande parte, das suas preferências musicais, existem diferentes tipos de cordas que você pode usar para obter sons e tonalidades ligeiramente diferentes.

Para violão folk e acústico por exemplo, verifique se você está comprando cordas fabricadas para esse tipo de violão. A palavra “violão” devem estar impressa em algum lugar da embalagem.

O mesmo se aplica ao comprar cordas para um violão clássico, elétrico ou contra baixo.

As cordas de bronze ou de aço inoxidável funcionam bem para alguns tipos de violões.

1. Cordas para mãos pequenas.

Recomenda-se que iniciantes do violão e aqueles com mãos menores usem cordas mais leves, como cordas .011 ou .012, porque são mais fáceis de usar e não são tão difíceis de tocar quando o iniciante aprende seus primeiros acordes.

2. Cordas para mãos maiores.

Para pessoas com mãos maiores e tocadores mais avançados que desejam um som mais pesado no violão, podem ser usadas cordas de calibre mais grosso.

Quanto maior o medidor, mais grossas as cordas têm no diâmetro.

Os tocadores de violão clássico usam cordas de nylon feitas expressamente para violões clássicos.

Tocadores de jazz normalmente usam cordas mais macias por causa da tonalidade do som e a suavidade que produzem.

3. Cordas de níquel ou aço inoxidável.

Cordas de níquel ou de aço inoxidável podem ser usadas para violões elétricos.

Os tipos e medidores de cordas são em grande parte uma questão de preferência e o gosto não pode ser adquiridos até que você tente pelo menos alguns vários modelos

Portanto, sinta-se à vontade para experimentar diferentes tipos de cordas para encontrar um conjunto que funcione melhor para você ou seu violão específico.

Entenda que a limpeza das cordas deve ser feita independente do tipo que ela seja ou do violão.

Vamos ver aqui como fazer isso:


Limpar as cordas do violão.

“Panos de limpeza feitos de microfibra são melhores, mais macios e funcionam muito bem para limpar as cordas de ao cuidar do violão ou da sua guitarra.”

O ideal é limpar as cordas após cada sessão para ajudar a mantê-las sempre livres da sujeira e para prolongar o processo de oxidação natural que decompõe o material das cordas ao longo do tempo.

À medida que as cordas são esticadas no violão por um longo período de tempo, o estresse dessa tensão junto com a oxidação e o grude que se acumula, podem fazer com que as cordas fiquem embotadas.

As cordas ficarão com aspecto mais sombrio, além do som que quando tocado os acordes terão um som diferente, ainda tem o fato de que será mais difícil de mantê-lo saudável quando você realmente se importa com o violão.

Outro fator, é, caso haja a necessidade de ajuste constante nas cordas do violão, pode ser um sinal de que você precisa alterá-las.

As tarraxas do violão também são parte importante e precisam de atenção, as tarraxas devem ser limpas com um pano de microfibra humedecido com um produto específico para limpar essa parte, ou apenas, sabão neutro, desta forma elas ficarão brilhantes como novas.

cuidar do violão - Limpando o pescoço do violão

Limpar o pescoço do violão.

Você pode usar o mesmo pano de limpeza de microfibra nas cordas para esfregar o pescoço do violão após o uso diário.

Outra chance de fazer um limpeza mais detalhada, é quando você troca as cordas, com certeza você vai querer aproveitar o fato de ter o braço do violão sem nenhuma corda para interferir.

  • Para uma limpeza mais profunda: se você tem um braço de pau-rosa ou mogno inacabado, esfregar com uma lã de aço da melhor qualidade em um movimento circular entre os trastes e depois ao longo do comprimento do violão sobre os trastes, isso pode ajudar a eliminar ou amolecer esses acúmulos de sujeira para uma limpeza rápida. Se você fizer isso, limpe todo o pó, fibras e a sujeira que soltou com um pano limpo depois de terminar. Também é uma boa idéia colocar uma camiseta ou pano na boca ou roseta e apontar o cabeçote para o chão enquanto usa lã de aço para limpar o pescoço, para evitar que detritos entrem em outras partes do violão. Em seguida, você pode esfregar um óleo ou cera própria na lateral do pescoço (certifique-se de seguir as instruções no rótulo do produto e limpe-a no momento apropriado) para ajudar a evitar acúmulos de sujeira futuros.

Limpar o corpo do violão.

Para uso diário, é recomendável usar o mesmo pano de limpeza para limpar o corpo do violão.

Verifique com o fabricante sobre quais são os polimentos, óleos e ceras aprovados para o seu violão em particular, mas, em geral, a maioria dos polimentos tradicionais e automotivos funcionam bem nas partes lacadas e metalizadas do corpo, no cabeçote (enquanto as cordas não estão no violão e no parte de trás do pescoço.

Cuidar do violão elétrico é mais delicado, certifique-se de não tocar nos captadores ou no hardware eletrônico com qualquer tipo de líquido – incluindo polimento –, pois isso pode arruinar a eletrônica do seu instrumento.

Compre os produto de limpeza mais adequado para esses procedimentos, é muito importante limpar o violão da forma correta para evitar estresse.

Existem três tipos de produtos principais à venda em lojas de instrumentos e lojas especializadas:

  1. Líquidos de limpeza – eles servem para limpar instrumentos pouco sujos para dar um aspecto polido.
  2. Pasta de polimento – é mais apropriada para instrumentos mais velhos e com manchas. Contudo, é preciso ter algum cuidado para não utilizar pasta de polimento em madeira crua e em rachaduras maiores, pois vai criar uma cor branca ou amarelada dando ainda mais visibilidade às rachaduras.
  3. Óleo ou Cera de Carnaúba – este produto é aplicado para proteger o polimento. Alguns óleos não são aconselhados, se você não quiser que o seu violão fique muito oleoso ou escorregadio, use o óleo ou cera certos.

Limpar partes inacessíveis do violão.

Todo violão não importa o tamanho ou do que é feito tem praticamente o mesmo formato e estrutura, o que muda são os materiais que o instrumento foi feito, em geral todos tem cavidades que são um tanto quanto inacessíveis.

Convém limpar e cuidar do violão como já dissemos, em especial quando muda as cordas.

Limpe bem com um pano de microfibra que não deixa lã ou pelo, tanto dentro do corpo do violão, junto ao rastilho, na pestana, limpar as tarraxas se precisar.

Quando você achar que o violão está limpo e sem resíduos, o acomode em seu case até pegá-lo para tocar um musica ou para estudar suas músicas preferidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *