Guia do iniciante para aprender tocar violão em 60 dias

Que tal ter um guia para iniciante poder aprender tocar violão em apenas 60 dias? Claro que esse é o objetivo para uns , e um para sonho para outros, e o melhor é que isso não está longe de se tornar uma realidade. 

Entenda isso, não importa se você é para sua criança, seu filho adolescente, se você é jovem ou velho, acredite que não há sensação melhor nesse mundo do que aprender a tocar um instrumento.

Mas tem uma lacuna, enquanto que muitos tentam aprender tocar violão, aprendem e se dão muito bem, infelizmente é muito comum que uma parte dos iniciantes desistirem depois de apenas algumas semanas, senão meses, por causa de vários fatores.

Guia para iniciante aprender tocar violão em 60 dias

Alguns dos grandes empecilhos para continuar são:

  1. Ter aulas de violão são presenciais com um instrutor.
  2. O valor das aulas de violão são muito caras.
  3. É preciso se deslocar até o local de ensino.
  4. Não ser ensinado com um método prático.
  5. Sentir que não está tendo progresso com os estudos.

É aí que entra os cursos de violão online, muitos deles oferecem uma das maneiras mais fáceis e rápidas de aprender tocar violão em 30, 60, 90, 120 dias ou menos.

É você quem faz o seu tempo, sem pressão para ensinar, sem pressão para aprender, quanto mais você treinar, mais rápido aprende.

Normalmente a forma de ensinar é simples, eficaz e acessível. O formato de aprendizado de violão em vídeo aulas tem se mostrado um grande sucesso entre os iniciantes e aprendizes de violão de todas as idades.

Os cursos com professores online são práticos para aprender tudo o que você precisa saber para ser um violonista.

— Com certeza você estará tocando sua música favorita em pouco tempo recorde!

Mitos e equívocos comuns sobre tocar violão.

Existem muitos conceitos errôneos sobre como aprender a tocar violão, muitos dos quais impedem as pessoas de pegar um instrumento de cordas que sempre sonharam e desejaram tocar.

Depois de entender um pouco sobre os equívocos e mitos, muitos deles são apenas bloqueios dominantes, mas são as razões pelas quais as pessoas acabam deixando de aprender violão, os mais comuns são:

  • “Eu estou muito velho para aprender qualquer tipo de instrumento!”
  • “Há. não tenho tempo para aprender a tocar violão.”
  • “Tenho limitações físicas que atrapalham minha capacidade de tocar violão.”
  • “Não sei tocar violão com a mão esquerda.”
  • Minha mente não consegue mais assimilar essas coisas.
  • Pagar um professor de violão é muito caro para mim.
  • Ter aula de violão é muito longe da minha casa.

Bom, na verdade, os cursos online derrubaram de vez todas essas desculpas para quem quer aprender violão realmente – desde o tempo até a distância –, agora só é preciso um tempo indispensável de no mínimo 30 minutos por dia para treinar na prática. E, pronto!

A verdade sobre aprender violão online.

Fala sério, a idade não pode atrapalhar seus objetivos – ao trabalhar com memória muscular, auditiva e assistência visual, muitos dos cursos de violão foram desenvolvidos para aprendizes de todas as idades.

De fato, é possível até para quem procura tocar violão tendo artrite, os métodos online em geral são fáceis para aprender tocar sua música preferida.

A utilização de um curso online também permite que você aprenda tocar violão sozinho, eliminando a necessidade de longas aulas de violão com um professor de música – e, aulas muito longas podem resultar em dor nas articulações.

Aprenda a tocar violão no seu tempo

Ao adquirir um curso de violão online, as aulas não são semanais e nem em um horário determinado, como as aulas estão a sua disposição, você aprende tocar notas e acordes de violão no seu tempo, no conforto da sua casa, trabalho ou qualquer outro lugar.

Dá pra assistir as aulas enquanto estiver na espera do dentista, médico ou voltando pra casa no seu carro, dentro do metro ou ônibus.

Isso significa que você pode treinar tocando seu violão logo pela manhã, durante o almoço ou até no meio da noite.

Tudo deve funcionar para você de acordo com seus objetivos e tempo!

Em geral, qualquer pessoa pode ser aluno, e todos tem as habilidades para aprender tocar violão.

Nos cursos online, muitas adaptações e modificações são feitas para que permitem que indivíduos de “todas as habilidades” aprendam com sucesso o seu novo instrumento de corda.

— Tocar violão é perfeito para uso em musicoterapia. Ter um curso online de violão pode ajudar uma pessoa a aprender violão sem tocar ou duas pessoas ao mesmo tempo, contribuindo para uma experiência terapêutica completa.

Além disso, não importa se você é destro ou canhoto, tanto um quanto o outro terão uma ótima maneira de tocar violão mesmo sendo iniciantes.

Esta ferramenta online de ensino de violão está disponível nas opções para destros ou canhotos, criando um mecanismo adaptado às suas necessidades.

a verdade sobre como aprender tocar violão em pouco tempo

Comprar um violão para iniciantes.

Depois do entusiasmo e desejo de tocar violão existem mais alguns passos:

1 passo: escolher um violão adequado.

2 passo: é comprar um violão para iniciante.

2 passo: adquirir um curso de violão online.

3 passo: iniciar as aulas com o novo curso e o violão.

Como dito no 2 passo, antes de começar sua jornada para tocar violão, você precisará de instrumento de cordas, aqui, nós estamos falando de violão!

Embora grande parte da sua decisão seja baseada na preferência pessoal, existe alguns fatores importantes a serem considerados ao adquirir um violão nessa fase de aprendiz iniciante:

  • Qual o preço para compra.
  • Qual o estilo do violão.
  • Qual a idade e tamanho do instrumento.
  • Que condição de pagamento o violão é oferecido.
  • Onde você está comprando o instrumento.

Condição da guitarra

Existem inúmeras coisas para procurar no instrumento ao escolher seu novo violão, apenas alguns passos irão provavelmente evitar problemas e não serão uma preocupação no futuro, vale a pena fazer essas verificações.

Aqui estão alguns passos a serem seguidos ao verificar a condição de um violão:

1. Passe lentamente a mão para cima e para baixo no comprimento do pescoço do violão para evidenciar ou não anomalias. O toque deve ser suave, sem bordas afiadas, remendos ou lascas.

2. Vire o violão ou levante-o para verificar o seu calcanhar (do instrumento rsss). Não deve haver rachaduras ou lacunas entre o calcanhar e o pescoço do violão.

3. Na parte frontal do violão, verifique a ponte. Pegue uma palheta fina e passe entre a ponte e o corpo do violão para garantir que não haja nenhuma lacuna.

4. Verifique a altura das cordas do violão pressionando o primeiro, o segundo e o terceiro traste. Você deve conseguir fazê-lo com o mínimo esforço possível. Faça isso até o 12º traste e pressionando.

A distância do topo do traste até a altura da corda do violão não deve exceder 3mm. Se for 5mm por exemplo, o violão pode estar com o pescoço deformado ou uma ponte muito alta.

Aqui está uma pequena mesa com diferentes alturas para apontar, de acordo com o tipo de guitarra.

Ação na 1ª corda Ação na 6ª corda
Violão de cordas de aço de 1,5 a 3mm de 2.5mm a 4mm
Violão de corda de nylon de 2,5 mm a 3,5 mm de 3,5 mm a 4,5 mm
Violão elétrico de 1.5mm a 2mm de 2mm a 2.5mm

Essas alturas devem fornecer apenas uma idéia geral da altura preferida pela maioria.

Tocar acordes de violão de forma rápida e fácil.

Para tocar sua música favorita, você precisará aprender sobre notas musicais e acordes para violão. Use as imagens e as instruções abaixo para aprender a tocar cada acorde.

Nas imagens abaixo, os círculos representam onde você colocará os dedos (I = índice, M = dedo médio, R = dedo anelar, P = dedo mindinho). Os X representam cordas que você não tocará enquanto o O representa cordas que serão tocadas sem trastes.

Como tocar o acorde D

acorde D para violão

  1. Coloque o dedo indicador na terceira corda no segundo traste, o dedo médio na primeira corda no segundo traste e o dedo anelar na segunda corda no terceiro traste.
  2. Deixe a quarta corda aberta.
  3. Arranhe as quatro cordas inferiores.
  4. Preste atenção ao som. Esse é o acorde D!

Como tocar o acorde C

Como tocar violão no acorde C

  1. Coloque o dedo indicador na segunda corda no primeiro traste, o dedo médio na quarta corda no segundo traste e o dedo anelar na quinta corda no terceiro traste.
  2. Deixe a primeira e a segunda cadeias abertas.
  3. Toque as cinco cordas inferiores e você ouvirá o acorde C!

Como tocar o acorde G

acorde G

  1. Coloque o dedo médio na quinta corda no segundo traste, o dedo anelar na sexta corda no terceiro traste e o dedo mindinho na primeira corda no terceiro traste.
  2. Deixe as cordas dois, três e quatro abertas.
  3. Arranha todas as cordas. Esse é o acorde G!

Como tocar o acorde menor E

acorde E

  1. Coloque o dedo do meio na quinta corda no segundo traste e o dedo anelar na quarta corda no segundo traste.
  2. Deixe as cordas um, dois, três e seis abertas.
  3. Arranhar todas as cordas. Esse é o acorde E menor!

Aí está! Pratique esses 4 acordes e você estará no caminho certo para tocar violão.

Pronto para aprender tocar violão?

Noções básicas de violão para todos os iniciantes.

Agora que você aprendeu a tocar alguns acordes para violão com a ajuda do violão Expert, o caminho agora é prosseguir para aprender a tocar suas músicas favoritas.

Além de ajudar aprendizes e iniciantes a tocar notas e acordes de violão, nós do site Violão Expert podemos te ajudar-lo a aprender os fundamentos básicos para você ir descomplicando a música ao poucos, como:

Depois que se sentir à vontade para tocar acordes e notas musicais, comece a mudar para algo mais desafiador – toque músicas!

Por isso que é interessante você ter um curso de violão online, isso vai tornar o seu processo de aprendizado mais simples e eficiente possível.

Simplesmente peque o seu celular, tablet, laptop ou computador, escolha as aulas à medida que vai avançando até começar a dedilhar suas próprias músicas.

A prática de tocar leva à perfeição e conhecimento.

Agora que você aprendeu como algumas coisas interessantes sobre violão, inclusive como tocar notas e acordes e o básico para tocar um violão, basta manter a prática!

Use todo o tempo que for necessário e suba de nível à medida que avança.

Com treinamento, disposição e boa vontade, logo você estará pronto para se apresentar para sua família, amigos, em um show ou na banda da Igreja em pouco tempo.

Quando você perceber como é fácil finalmente praticar e tocar violão, você não vai querer saber de outra coisa, nem de desistir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *